sábado, 21 de março de 2009

Ter coragem de pedir perdão

Finalmente tenho coragem para dizer a toda a gente que tenho medo, medo de perder os amigos que tenho tanto orgulho, foram esses que me deram força quando mais precisei deles, e agora como toda a gente se cansa às vezes da forma como se fala e se faz as coisas, porque eu não tive a noção para parar de os magoar e não tive a capacidade para ver que só os tava a perder de uma forma mais estúpida e sem nexo.
Ontem dia 14 de Março de 09 tive a coragem para vos admitir os meus erros e pedir perdão publicamente sem medos, mas com um bocado de medo das vossas reacções, não sei o que sentiram só vocês mais tarde me poderão explicar e dizer o que sentiram, agora é esperar para que o tempo possa curar isto que aconteceu para que consigamos ser amigos verdadeiros outra vez e para não errar, magoar, e consiga ser verdadeiro ouvinte de novo. Juro-vos que vou mudar a minha atitude para convosco. Porque sei que vou sempre precisar de vós, porque para mim vocês são a minha força, e é onde ganho coragem para lutar por aquilo que acredito. AMO-VOS a todos vós com muito carinho e muito amor porque eu nunca mais vou esquecer o que fizeram por mim, algo especial e algo bonito. OBRIGADO... Marta a ti sei que mesmo eu ter tido errado contigo tu nunca desistes de mim e tentas-te sempre fazer tudo por mim, para que eu mesmo não volta-se a errar, tu nunca negas-te o meu o meu pedido de desculpa, obrigado do fundo do coração, porque finalmente vi que só estava a magoar a mim próprio e a ti muito mais, Daniel a ti eu não consigo explicar o quanto lutas-te por mim e me deste na cabeça, defendeste-me e me apoias-te em todas minhas decisões e me deste força nas minhas fraquezas, contigo eu sempre gostei de falar, tens sempre bons conselhos para me dar, eu gostava que continuasses a dar a força que me deste no inicio, porque eu a partir de agora vou ouvir-vos muito mais e vou mudar para que não volte a errar e a magoar. Agora o que vos peço e que me perdoem porque eu de certeza que preciso de vós no meu caminho. Isto agora significa que foi a maneira que eu arranjei de vos dizer o quanto vos amo e dizer também o carinho que tenho por vocês, eu vou mudar mas preciso de vocês. Posso contar? Acabei isto a chorar porque agora tenho sentimentos e foi convosco que os ganhei… Beijos e Abraço, Tiago Sá

quinta-feira, 12 de março de 2009

A dor que não se consegue dicifrar

Como podem saber há vários tipos de dor, mas a dor que nem se consegue se quer imaginar é a dor de uma mãe para uma filha, é algo que não têm significado, porque a mãe tenta dar sempre tudo a uma filha, mas quando a perde não consegue sentir o que vai ser dali para a frente, sem ela, mas ela passou da vida para vida interna, agora vai conhecer a pessoa que morreu na cruz por nós, ela de certeza que vai estar sempre no nosso coração, é sempre bom recordar bons momentos com ela, mas claro a vida continua, o sofrimento também, claro que a mãe está a sofrer, todos estamos a sofrer com isto já é segunda vez que perdemos dois amigos que para nós são muitos queridos menos de um ano, mas sempre passamos o sofrimento com alegria,porque de certeza eles queriam que nós tivéssemos sempre alegres, ela era divertida, brincalhona, era uma pessoa que era capaz de ajudar em tudo, eu estou muito triste com isto que aconteceu,mas ela de certeza que não quer que nós fiquemos assim, a alma dela está agora com Deus, e connosco continuara sempre no nosso coração,porque ela sempre irá ser nossa amiga esteja lá onde estiver. Por favor não desanimem porque ela de certeza não quer isso…FORÇA vamos dar a volta por cima, porque vamos estar com ela onde nós estivermos…

terça-feira, 10 de março de 2009

A Quaresma "Tempo de paz"

Nesta Quaresma é preciso parar, e fazermos uma pequena revisão á nossa vida e ao nosso caminho é preciso saber se estamos ouvir Deus da forma mais correcta e mais concreta. O nosso projecto de vida é algo que tem de ser revisto e mais que revisto para ter a certeza que no futuro nunca nos vamos arrepender do que fizemos e do que concretizamos.
Por isso é sempre bom parar, reflectir, fazer stop, e dar uma pequena reflexão do que estamos a sentir e também temos que pensar no que vamos fazer quando acabarmos estas pequenas reflexões que fazemos diariamente, sim porque devemos fazer sempre no fim de cada dia uma pequena revisão do que fizemos nesse dia e ver aonde erramos para que no dia seguinte esses erros não se voltem a repetir e não voltem a magoar pessoas que para nós são muito queridas.
Vamos lá viver esta Páscoa com mais Força e tentar ouvir Deus, sim porque ele está ao teu lado nos bons e nos maus momentos para te dar sempre FORÇA

domingo, 8 de março de 2009

Não ter vergonha daquilo que fiz na minha vida

Às vezes têm de se abdicar de alguma coisa para atingir outras, é difícil fazermos alguma coisa sem ter de abdicar de algo, é isto que nos faz crescer e nos faz tornar pessoas mais confiantes e nos faz atingir sempre os nossos objectivos resumidamente o nosso projecto de vida, é preciso ter sempre a coragem para enfrentar os problemas, errar é humano mas toda gente erra, maior virtude que se pode ter é pedir o perdão sem medos, e dizer errei contigo mas estou aqui para te pedir perdão por tudo o que te tenho feito, mas às vezes é as minhas inseguranças de perder estes amigos ou amigas que tanta força me deram esse o meu medo, mas não tenho vergonha de o dizer porque a maior fraqueza ter vergonha daquilo que fez na vida, eu não tenho vergonha mas não estou orgulhoso daquilo que fiz, mas se calhar foram estes momentos que me levaram até esta vida de paz, que tenho agora, alegria, amizade, carinho, é isto que estou precisar e de muita força, porque sei quando precisar de falar vou ter os amigos que sempre quis. É estas poucas palavras que vos transmito, é o carinho, amizade que sinto por todos vocês.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Quando nos sentimos realmente Missionários...

Neste mundo, os jovens de hoje em dia só pensam, em festas, discotecas, bebedeiras, dizem que esta é a maneira mais forte de se viver a vida, como ela realmente vivida, mas estão completamente enganados, porque a forma mais sentida de se viver a vida, é estar ao lado do nosso criador que é DEUS, porque ele teve a coragem na cruz dar a vida por nós, é esta a coragem que um missionário deve ter, porque DEUS colocou em nós dons para nós conseguirmos espalhar o seu evangelho com muito amor e carinho….Por isso só é missionário aquele que ajuda sem querer nada em troca e dá carinho e amor aqueles que nunca tiveram isso.
Hoje há missionários a trabalhar por todo o mundo, a difundir a palavra de DEUS, e a tentar que a paz seja atribuída aos povos, eles verdadeiramente sentem o que é ser missionário, eles vivem com o coração lá, e sofrem com eles e cuidam deles com amor. Eles tiveram a coragem de deixar tudo e a família, e entregar verdadeiramente a sua vocação, DEUS escolheu homens e mulheres para serem seus testemunhos da sua pregação, e eles estão a fazer um trabalho fantástico, e nós somos a força para continuar os seus trabalhos de pregação, por isso é que se cria grupos de jovens para que esses missionários nos dêem a sua formação e o seu testemunho para o seguirmos e continuarmos o seu trabalho que foi fantástico, mas nós temos que fazer melhor para conseguirmos um mundo melhor e cheio de PAZ.
Com isto termino dizer que a verdadeira energia está em DEUS.Agora o que é preciso é mais jovens para inovar a FORÇA e o ESPIRITO missionário, para que ele cresça mais em fogo missionário.

domingo, 1 de março de 2009

Trabalho da minha vida como Missionário da Consolata

Tudo começou a dois anos atrás, em que eu não sabia o que era Deus, nem pelo menos sabia o que era realmente ouvi-lo e estar com ele, até que um dia surgiu uma luz. Foi ali que a minha vida começou de novo, era como se Deus conseguisse manipular-me, era uma força que marcou aquele instante, foi como se Deus abrisse ali o meu caminho.
Então a luz que me deu foi o coro, com ele fui aprendendo como lidava com Deus e como ouvia, ia aprendendo aquilo que nunca tinha aprendido na catequese, porque o meu passado foi um bocado mau, nesses tempos fazia coisas só para agradar aqueles que eu dantes achava que eram verdadeiros amigos, mas enganei-me porque o que eles queriam era rirem-se do que eu fazia de mal, era bom para eles isto, até que um dia apareceu uma coisa inesperada, um momento em que Deus disse se calhar que ali era o inicio de uma grande missão, foi o grupo JEM que me deu um empurrão para começar a lutar pela vida e deram sempre incentivos para conseguir criar o meu projecto de vida e ter objectivos na vida.
Depois de entrar para o JEM foi só começar a lutar e aprender tudo aquilo que não sabia, era como uma criança que estivesse a aprender andar, foi ali que dei os primeiros passos para conseguir tornar-me na pessoa que me constitui, foi graças a eles e se calhar também ao meu esforço de querer mudar e de querer tornar-me uma pessoa completamente culta.
Fui dando passo a passo sem querer tropeçar nem cair, fui ganhando outra vez a confiança dos meus pais, sim porque tinha feito muita asneira e era normal que não tivessem confiança em mim, mas claro toda a gente tem direito a uma segunda oportunidade, eu tinha de mostrar aos meus pais que tinha a inteira capacidade de tomar as minhas próprias decisões e foi aqui que aprendi o verdadeiro sentido da amizade e carinho, foi graças a vós que eu me tornei na pessoa que sou hoje, cresci como ser humano.
Depois do JEM vem outro grande momento, a entrada para o JMC, em que entrei sem medos e sem desconfianças foi dizer assim: estou pronto para um passo maior. Um passo que se calhar ia prender a minha vida completamente em que eu ia deixar de fazer coisas que para mim eram valiosas, mas fui com confiança de conseguir aquilo que já ansiava a muito tempo, naquele momento foi dizer um SIM seguro, um sim que marcaria a minha vida toda.
Fui andando, fui construindo amizades fortes, amizades que agora era incapaz de as perder, criei laços fortes, momentos que ainda agora me marcam, são às vezes pequenos gestos de amizade que marcam vida de uma pessoa
Ele também diz uma frase que eu gosto muito e que também faz parte da minha vida, “O que tu fizeste hoje, amanhã já não chega, é preciso fazer melhor amanhã sem medos e com muita confiança”.
Nestes últimos tempos tenho feito muita asneira, tenho magoado certas pessoas que para mim são queridas e que sei que também gostam de mim e que só querem o meu bem, a minha relação com eles não está muito bem, mas agora tenho conseguido acalmar porque se calhar era isto que eu estava precisar, de um momento só para mim, um momento em que eu só ouvisse Deus.
E esse momento chegou, foi este fim-de-semana (17/18-01-09), em que decidi dar mais um passo na minha vida, um passo para o meu discernimento, para conseguir encontrar verdadeiramente a minha vocação e para me preparar para receber o que Ele me der para fazer.
Este fim-de-semana o ZT disse-me que a vida dá muitas voltas, quem diria que um pequeno Tiago que ele conhecia na escola, ia estar naquele momento com ele à mesa e que seria-mos grandes amigos, gostei de ouvir o ZT a dizer isto porque senti que a minha vida tinha mudado mesmo.
Para mim acho que este caminho foi o mais acertado, o mais correcto e adoro quando me dizem: mudaste Tiago contínua assim a lutar por Deus, sim porque ele acredita de certeza em ti e no teu ser.
Isto que me aconteceu foi extraordinário, são estes momentos que gosto de recordar, que me apeteceu escrever porque mais tarde vou querer recordar os amigos, a consolata, que me deu a vida de volta, e por todos aqueles que eu gosto de dizer Verdadeiros Amigos, sim porque esses acho que vão estar sempre ao meu lado, são capazes de me dar a mão se for a cair, cresci, mudei, criei a minha própria imagem de Deus, adoro dizer sou missionário da Consolata, porque foi convosco que me tornei missionário, amigo, e verdadeiro ouvinte.
Agora o que eu espero é que para frente seja de muita alegria e de muita felicidade e que eu continue a lutar pela vida como até agora tenho lutado....